Homepage > Sustentabilidade > Ambiente

Ambiente

A Lactogal assume o compromisso do desenvolvimento sustentável na sua atividade.
O consumo de recursos naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e um aumento da valorização são uma preocupação constante na atividade diária da Lactogal. 

Consumo de Recursos Naturais

Consumo de água

A água é um recurso natural de grande valor económico, ambiental e social e deve ser um recurso protegido e gerido de forma eficaz para garantir a sua preservação no futuro.
Na Lactogal, este recurso possui um papel fundamental no seu processo produtivo sendo, por isso, visto como um meio a preservar. Para reduzir o impacto no seu consumo têm vindo a ser implementadas ações com vista à reutilização e reaproveitamento da água, reduzindo o consumo das captações próprias e da rede pública. O aproveitamento da água das chuvas para a rega de espaços verdes, a reutilização da água residual tratada para lavagem de pavimento nas estações de tratamento de águas residuais, ou dos  parques de resíduos, assim como, ações que reduzam o desperdício de água nas áreas produtivas, são exemplos de ações implementadas na Lactogal com vista à redução do consumo de água.
O rácio de Consumo Específico de Água (CEA) em Lts de água /Lts de leite processado tem vindo a reduzir, encontrando-se, desde os últimos anos, abaixo do valor recomendado pelas MTD´s (Melhores Tecnologias Disponíveis) para a indústria de lacticínios.

Consumo de  combustíveis fósseis

O consumo de combustíveis fósseis é importante pelas emissões de CO2 que representa, pois  contribui  para o efeito de estufa  e aquecimento global do planeta. Têm sido tomadas pela Lactogal ações no sentido de reduzir as emissões CO2, nomeadamente, através da substituição do consumo de fuel óleo por gás natural, um combustível mais limpo e menos poluente.  Como consequência das ações implementadas, o consumo específico deste recurso (CEGN) em Nm3 GN/ Lts leite processado, tem vindo a reduzir nos últimos anos.

Consumo de Energia elétrica

Os consumos de energia elétrica são constantemente acompanhados pela Lactogal, não só pelo valor económico que representam mas, também, pelo impacte que têm, quer através do consumo de recursos naturais, quer pelas emissões que representam para a produção de eletricidade. A análise da evolução deste indicador revela uma tendência na redução do consumo de energia. Face a ações de redução de consumo de energia implementadas na sua atividade, o rácio de consumo específico de energia (CEEE) por quantidade de leite processado tem-se mantido constante e num valor bastante inferior ao valor recomendado pelas MTD's para a indústria de lacticínios.
 

Emissões para água e solo

Produção de águas residuais

Como consequência do elevado consumo de água nos vários processos produtivos da nossa indústria resulta a produção de efluente industrial. A Lactogal possui, nas suas unidades industriais, estações de tratamento de efluente industrial que obedecem a elevados padrões de monitorização e descarga de água tratada em meio hídrico. As estações de tratamento de efluentes industriais (ETEI) têm vindo a ser alvo de grandes investimentos, tendo em vista a otimização do processo nos resultados do tratamento do efluente.
Todo o efluente da empresa é enviado para estações de tratamento de efluentes industriais sendo, depois, rejeitado em meio hídrico. Também o rácio de produção específica de efluente (m3 de efluente produzido / m3 de leite processado) tem vindo a reduzir ao longo dos anos, resultado de otimizações efetuadas ao nível dos processos produtivos.

Produção de resíduos

A produção de resíduos e o tratamento das águas residuais são das mais antigas preocupações ambientais na Lactogal. Muito consciente do impacto das suas atividades na produção de resíduos, a Lactogal tem, desde sempre, a preocupação de reduzir a quantidade de resíduos encaminhados para eliminação, visando sempre a separação na fonte, através de sensibilizações constantes a todos os colaboradores. As soluções procuradas  têm como primeiro objetivo a redução, reutilização e a valorização dos resíduos gerados na nossa atividade. Apenas se recorre à eliminação quando não existe uma solução de valorização. Foram efetuadas parcerias com operadores de resíduos, maximizando a taxa de resíduos valorizados.

A taxa de reciclagem tem vindo a aumentar ao longo dos anos, situando-se já num patamar bastante elevado.
Nos últimos anos a taxa de reciclagem no conjunto das 3 unidades industriais atingiu um valor de excelência de 95 %, tendo-se mantido constante desde então.
Este aumento tem vindo a ser conseguido devido a um trabalho interno de sensibilização dos colaboradores e melhorias efetuadas ao nível das infra estruturas de recolha, assim como na procura de novos destinos ambientalmente mais corretos.