Homepage > O Leite > Já sabe tudo?

O leite - Já sabe tudo?

Qual a importância nutricional do leite? Quais são os principais derivados do leite? O leite trm açúcar? Os acúcares são todos iguais? O que é a intolerância à Lactose?

Qual a importância nutricional do leite?

O leite é um alimento de elevada riqueza nutricional. É uma excelente fonte de proteínas, cálcio e muitos outros nutrientes como a riboflavina (ou vitamina B2), potássio e o fósforo, todos importantes para manutenção da saúde e do bem-estar do nosso corpo. O seu consumo beneficia a qualidade da alimentação de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Quais são os principais derivados do leite?

Os principais derivados do leite são o iogurte, o queijo, a manteiga e a nata. Estes alimentos apresentam características nutricionais únicas, porque a riqueza nutricional do leite distribui-se de diferentes formas pelos seus derivados.

O leite tem açúcar?

O leite “simples” não tem adição de açúcar, é um alimento natural, sem qualquer adição ou extração.
O leite é um alimento com uma extraordinária riqueza nutricional, composto por vários tipos de nutrientes, como proteínas, hidratos de carbono, lípidos, água, vitaminas e minerais.
Os hidratos de carbono no leite são representados pela lactose, que é um tipo de açúcar e faz parte da composição natural do leite (aproximadamente 4,7%).
Quando ingerida, a lactose é digerida pela lactase, uma enzima presente no sistema digestivo, que divide a lactose nos seus dois componentes mais simples: a glucose e a galactose.

Os açúcares são todos iguais?

O termo “açúcares” abrange os açúcares naturalmente presentes no leite, na fruta e nos vegetais e os açúcares adicionados aos alimentos. No entanto os “açúcares” não apresentam todos os mesmos efeitos na saúde.
Excluindo situações de galactosemia e intolerância à lactose, a Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que o “açúcar do leite” não apresenta evidência de efeitos adversos para a saúde. Contrariamente, a evidência existente para os açúcares adicionados aos alimentos, leva a OMS a recomendar a redução do seu consumo.
A OMS receia que a ingestão de açúcares adicionados – particularmente sob a forma de bebidas açucaradas (por exemplo refrigerantes) – aumente a ingestão energética global e possa reduzir o consumo de alimentos que contêm calorias nutricionalmente mais adequadas
É, por isso, importante distinguir os açúcares naturalmente presentes nos alimentos dos açúcares adicionados aos alimentos e valorizar os alimentos de elevada densidade nutricional em detrimento de alimentos de baixa densidade nutricional, como é o caso de bebidas açucaradas que praticamente só oferecem açúcares (por exemplo refrigerantes).
O leite é, sem dúvida, um alimento de elevada densidade nutricional, uma vez que em troca de relativamente poucas calorias oferece uma extraordinária riqueza nutricional: é fonte de proteínas de alto valor biológico, riboflavina (ou vitamina B2), vitamina B12, potássio, cálcio, fósforo, iodo. Para além disso, é a nossa maior e melhor fonte de cálcio na alimentação.

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é o nome dado à incapacidade total ou parcial do nosso organismo para digerir a lactose e é acompanhada por sintomas de desconforto abdominal.
A lactose é o hidrato de carbono que faz parte da composição natural do leite e dos seus derivados (ex.: iogurte). A lactose é digerida por ação da lactase, uma enzima presente no nosso organismo que tem a função de dividir a lactose nos seus dois componentes (glicose e galactose) para que possamos digerir e aproveitar este nutriente. Quando a atividade da lactase é ausente ou insuficiente, a lactose permanece no intestino podendo causar desconforto abdominal.