Desde o seu lançamento, Matinal sempre se associou a um público essencialmente feminino, moderno, urbano, confiante, exigente nas suas escolhas. A sua embalagem muito elegante, com uma tulipa sobre fundo branco, privilegia a simplicidade e a funcionalidade e é, desde logo, uma marca de distinção. Ao longo dos últimos 25 anos - que celebra em 2018 com os seus consumidores - Matinal conheceu várias campanhas, nos mais variados suportes, todas com um denominador comum: a autoconfiança das mulheres ["se eu gostar de mim... quem não gostará?"] e a leveza deste leite selecionado, nas suas variantes Meio Gordo (Tulipa Dourada), Magro (Tulipa Prata) e Leve (Tulipa Azul) e dos seus derivados: queijos frescos e manteiga.
À assinatura "O que há de Melhor", juntou-se, em 2017, a mensagem que resume e rejuvenesce o posicionamento da marca: "#Porque eu gosto de leite. Porque eu gosto de mim#", remetendo para o poder da individualidade de todas as mulheres, e de cada uma, seja qual for o seu estilo, idade ou interesses.